************

** By ROBERTO CHRISTO **

terça-feira, 13 de março de 2012

A sociedade brasileira e sua persistente ignorância.

Há poucos dias atrás eu estive na loja da Calvin Klein Jeans no Frei Caneca Shopping (São Paulo) para fazer compras. Quando cheguei lá, a vendedora e a caixa batiam papo. Perguntei à vendedora se havia alguma seção da loja em promoção e ela me disse que os produtos em exposição faziam parte da nova coleção, portanto não eram promocionais. Escolhi um modelo de camiseta e pedi o meu tamanho. Depois de alguns minutos a vendedora me trouxe um outro modelo dizendo que aquele que eu havia solicitado não estava disponível no meu tamanho. Logo comecei a procurar, nas araras, um outro modelo que me satisfizesse.

Encontrei uma camiseta pólo, fui ao caixa e disse que queria pagar por ela. A caixa me disse que o preço, anexado à camisa, não estava correta e o preço real era 37% mais caro. Eu questionei que o preço fora um dos motivadores daquela compra, além de que a etiqueta indicava claramente o preço mais baixo. De acordo com a legislação brasileira a loja deveria honrar o preço mais baixo, porém a caixa se defendeu dizendo que elas haviam acabado de abrir a loja (11:45) e que não tiveram tempo para trabalhar nas remarcações! (Talvez porque batiam papo, né? Eu creio que uma desculpa dessas não seja uma maneira digna de tratar um cliente!).

Pedi para chamar o gerente, ela disse que a gerente não estava lá. Eu insisti nos meus direitos e a caixa apelou para o lado sentimental e disse que eles teriam uma perda e ela não sabia como consertar aquilo. Eu a respondi que quem deveria pagar a diferença, deveria ser o responsável pela loja. Então ela disse, de uma forma rude, que a gerente havia deixado o emprego no dia anterior, o que parecia ser uma mentira, porque eu a vi falando com ela ao telefone, minutos antes.

Para não causar stress ou perdas para terceiros, decidi não comprar mais nada naquela loja. No dia seguinte fui à loja da CK na Oscar Freire, onde eu tive o melhor atendimento possível, o que me deixou mais esperançoso em acreditar que alguns dos nossos jovens tem grande potencial para se tornarem bons profissionais. Descobri que a loja do Shopping Frei Caneca é uma franquia, por isso o atendimento é péssimo e não há respeito aos direitos dos consumidores.

Este é um dos vários casos de mal atendimento que sofri nos últimos dias. Posso, ainda, afirmar que a maioria das lojas do Shopping Frei Caneca têm péssimo nível de atendimento.

Enfim fica aqui a constatação de que este país tem ainda um longo caminho a percorrer para chegar próximo à cultura de países como o Japão ou a Coréia do Sul, por exemplo!

Onde está o investimento em treinamento profissional, a educação geral e a filosofia do respeito? Só assim deixaremos de ser um povo medíocre, nesse quesitos, diante do mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...