O Marketing Cultural se tornou uma tarefa árdua nestes tempos de
instabilidade econômica. O ano de 2013 comprovou que a crise global
desembarcou no Brasil, temos a volta da inflação, a queda das
exportações de commodities devido à desaceleração da economia da China e
Europa, nossos grandes compradores, logo, a retração das empresas
interessadas em investir ou patrocinar produções e eventos culturais.
Para tentar manter a produção cultural, precisamos encontrar maneiras de
convencer as empresas que o patrocínio é um meio de visibilidade direta
ao seu público-alvo, portanto usar a criatividade no marketing de
abordagem é um critério que pode salvar o seu negócio.
Alguns
importantes aspectos devem ser considerados durante uma abordagem a um
possível patrocinador. Aqui vão algumas dicas:
Procure saber qual o público certo que o seu projeto artístico vai de
encontro. Ao associar a imagem de uma empresa a um evento, o
patrocinador quer uma visibilidade compatível ao seu mercado consumidor.
O projeto artístico deve falar a mesma língua dos consumidores da
empresa patrocinadora. Faça sua obra se tornar uma oportunidade de ouro
para a empresa estar em contato direto com seu público-alvo.
Mostre os benefícios trazidos pela mídia presente no evento. Posts em
redes sociais, cobertura televisiva, presença de celebridades, mídia
impressa e fotos, são um prato cheio para encher os olhos dos
patrocinadores.
Tente se utilizar de ferramentas de marketing em seu evento, cuja
exposição da marca trará efeitos de fixar a marca do patrocinador na
lembrança do seu público. Elabore pacotes com descrições do tipo de
apoio a ser prestado pela patrocinadora, incluindo o período e os
valores envolvidos e sempre proporcionais aos valores das cotas; quanto
maior a cota, maior a visibilidade da marca patrocinadora.
Espero que estas dicas sejam valiosas aos colegas, nestes tempos atuais.
por ROBERTO CHRISTO
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