************

** By ROBERTO CHRISTO **

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AMOR? Filme de João Jardim


Hoje eu tive o enorme prazer de assistir à pré-estréia do filme “AMOR?” com lançamento previsto para abril de 2011, do diretor João Jardim. O filme teve a produção executiva da Casa Redonda, que mais uma vez acerta na parceria de um projeto pautado no sensível e socialmente educativo.

O filme é uma mescla de documentário com ficção, para ser mais claro, trata-se de uma série de depoimentos verídicos contados por atores. Fiquei maravilhado com a delicadeza e destreza do diretor em retratar experiências provenientes dos dissabores de relações de casais que envolvem violência física, psicológica, uso de drogas, prazer ou dor ao extremo. Tudo isto colocado de forma sutil, poética e o mais importante, extremamente tocante. Tenho certeza que se minha avó (italiana, cristã, ultraconservadora) assistisse ao filme, assim como uma adolescente dos tempos atuais, em algum momento, ambas iriam sentir uma identificação com alguma experiência relatada. É um filme totalmente horizontal, ou seja, o espectador faz parte daquilo. Eu digo isto porque acho que a sociedade intelectual tem mania de verticalizar qualquer questão social, sempre olham um problema de cima para baixo, ou até de baixo para cima, como se seus mundos estivessem longe daquelas situações mais comuns.

Amor? é um filme que segue a risca aquilo que eu acredito ser o ciclo do bom cinema: o roteiro é a fantasia, que toma forma pelo olhar do diretor e se humaniza com atuação de talentosos atores.

Então segue aí a minha dica, não percam o filme quando ele entrar no circuito comercial. Meus parabéns à Avon (patrocinadora), à Casa Redonda, ao sensível diretor (João Jardim) e aos atores (com especial atenção à Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento e Claudio Jaborandy que estão “hors concours”).

Beijos do
Roberto Christo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...