************

** By ROBERTO CHRISTO **

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Do Diretor Mohsen Makhmalbaf: O Silêncio (Sokout)

Eu tive a feliz oportunidade de assistir ao belo filme "O Silêncio" do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf. Acredito que um cinema, cuja sensibilidade à flor da pele é mostrado de uma maneira constante, seja fruto de uma rica cultura sufocada por censuras fundamentalistas. É através das artes que conseguimos expressar os mais livres pensamentos, um cinema verdade que se baseia na vida cotidiana reveladora de tabus, problemas sociais, riquezas culturais.

Especificamente neste filme, a pureza infantil mascara detalhes do forte apêlo a questão do desejo feminino em criar uma imagem do físico sutilmente sensual, com adereços, gestos e comportamento (cena em que a garota, Nadirah, dança mostrando as mãos com unhas pintadas, um brinco em forma de cerejas. Também na cena que ela descreve estar sendo perseguida por não usar o véu).

A beleza das cenas, da estória, da música se juntam de uma forma que acabam por poetizar e amenizar a questão da mulher do oriente médio, onde uma mãe abondanada pelo marido vive, por causa disso, na miséria; e a questão da exploração do trabalho infantil.

Enfim, é um filme que precisa ser visto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...