SONGS OF INNOCENCE AND SONGS OF EXPERIENCE
Em recente visita ao site da artista plástica e também amiga, Rosana Mendes Campos, fiquei maravilhado com sua capacidade em realmente fazer a arte cumprir seu principal papel, despertar a sensibilidade no espectador, seja na beleza plástica, na mensagem ou simplesmente no sentimento expresso. No caso dessa coleção, achei marcante a força da expressão entremeada às cores vivas e ácidas que tornam a obra alegre. Algo bem relativo à nossa identidade tropical, algo que é latente no Brasil, não só por nossa localização geográfica, mas também pela herança latina européia. Observe que é a mesma alegria de cores presente na moda italiana de Roberto Cavalli e Versace, no fovismo francês, e na alucinante arquitetura catalã do mestre Gaudi que utilizava-se de coloridos mosaicos para compor obras em harmonia com a natureza.
Natureza, é algo que Rosana, também, consegue harmonisar com a cores, quando pinta corpos nus dentre um caleidoscópio de multi coloração que se movimenta. Sua obra consegue mostrar somente o lado natural do sempre belo nu e se livra das amarras do moralismo barato que nossa sociedade voltou a cultuar em pleno século XXI, um moralismo fundamentado em pensamentos e atitudes misóginas, homofóbicas e de cunho religioso extremista.
A obra de Rosana Mendes Campos me faz acreditar na afirmação de que através das artes, podemos mudar o mundo para melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário