************

** By ROBERTO CHRISTO **

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Diário de Um Exorcista. É o Cinema Nacional Permitindo Novos Gêneros!


Para você que permite que seu gosto pelo gênero terror sobreponha qualquer rótulo como, por exemplo, "filme independente", a grande recomendação vai para O Diário de Um Exorcista.  O filme, baseado em fatos reais, arrepia de medo até aos inveterados fãs do gênero! E não é uma opinião só minha, amigos que leram meus posts nas redes sociais, decidiram assisti-lo e teceram inúmeros elogios. Todos tiveram suas atenções tomadas pelo filme, do começo ao fim.

Dirigido pelo cineasta e também brilhante ator, Renato Siqueira, O Diário de Um Exorcista conta a tragédia familiar que abalou o jovem Lucas Vidal, personagem que tem o desafio de enfrentar, desde sempre, seu maior inimigo: o Diabo. Não vou entrar em detalhes para não dar uma de spoiler, mas posso afirmar que o diretor/produtor e sua equipe tiveram a boa ideia em investir em um gênero pouco explorado pelo cinema brasileiro.

Acho louvável que cineastas emergentes estejam deixando de seguir a matriz do neorrealismo que impera no nosso cinema atual, pois nossa arte precisa desta diversidade de gêneros, precisa de uma parcela do viés comercial. Acredito que seja juntando um pouco de tudo que seguiremos o caminho que vai driblar crises e destruir barreiras de uma "panelinha" dominante. Só assim fortificamos o cinema independente mundial e o levamos para dentro da sua casa, no conforto do seu sofá.

Renato Siqueira e equipe foram bravos por concluírem a missão de produzir sem recurso e por conseguirem lançar seu belo filme através de uma distribuidora de renome. Eles venceram ao reunirem um time de técnicos, sócios e atores que trabalharam com coesão, amor e carinho pelo ofício da arte. Foi um orgulho testemunhar o brilho no trabalho de queridos colegas que integram a turma como: Chris Fernandes, Manoel Lima e Ruben Espinoza.

Vendo com olhos de profissional do cinema, houve erros? Sim, alguns poucos! Porém, prefiro me ater ao apontá-los, pois são questões que não cabem a esta crítica, são detalhes irrelevantes ao público geral, são opiniões pessoais que passam por interpretações baseadas em linhas divergentes de estudo da matéria. O Diário de Um Exorcista é uma obra revolucionária feita na base da coragem, por isso está isento do meu julgamento de estéticas.

Produzir um filme livre das estruturas de uma grande produtora, de um estúdio famoso ou sem financiamento por recursos públicos é uma batalha quase impossível! O cinema deve ser encarado como um negócio, um trabalho que gera empregos e cujo produto final precisa dar certo e ser rentável nos seus frutos, pois uma indústria só funciona se consumar o seu ciclo de investimento gerando retorno. Esta é a minha percepção! Acredito que se as produções tiverem mais comprometimento com a questão mercadológica o nosso produto se tornará mais atrativo para possíveis novos investidores; nosso marketing cultural não mais se resumirá ao controle de um pequeno grupo de mídia especializada que só divulga os feitos de seus pupilos ou de seus semelhantes ideológicos. E acredito que a produção do Diário de Um Exorcista nos ajudou a abrir este caminho. 

Para assistir ao filme basta escolher uma das opções:


Assista ao trailer:


Bom filme!
Roberto Christo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...